Os relés são equipamentos de detecção e acionamento ideais para garantir a proteção e a automação dos seus sistemas elétricos. São muito usados para detectar qualquer tipo de falha em sistemas elétricos, acionando outros dispositivos de proteção para isolar a região que apresenta algum tipo de defeito. Aqui na Santil, você encontra diversos modelos de relés. Confira só:
O relé fotoelétrico é um equipamento ideal para o controle de energia, acionando a carga do sistema ao anoitecer e apagando ao amanhecer, promovendo uma economia progressiva de forma prática. Seu design é compacto e fácil de instalar, com acabamento resinado que permite a fixação em áreas externas. Encontre opções disponíveis compatíveis entre 127 V e 220 V.
O relé fotocélula é compacto e fácil de instalar, podendo ser fixado em locais externos e exposto ao sol para que possa detectar a luz natural de forma precisa. Dessa forma, seus fios e cabos podem ser conectados e usados em qualquer tipo de lâmpada, garantindo uma operação excelente e adequada em todos os tipos de ambientes.
Aqui na Santil, você também encontra os relés de sobrecarga, muito usados para prevenir o aquecimento indevido de qualquer tipo de dispositivo. Ao detectar qualquer tipo de sobrecarga, esse equipamento aciona seu mecanismo de disparo e desliga a carga de energia, prevenindo qualquer tipo de acidente.
Relé eletromecânico: usa componentes físicos móveis e é amplamente utilizado em automação e controle industrial;
Relé de estado sólido: sem partes móveis, é ideal para aplicações que exigem comutação rápida e silenciosa;
Relé térmico: protege motores contra sobrecargas, detectando variações de temperatura;
Relé temporizador: aciona ou desliga dispositivos após um tempo determinado, muito usado em sistemas automatizados;
Relé fotoelétrico: detecta luz ou ausência dela, sendo utilizado em iluminação pública e sistemas automáticos de acendimento.
O relé é um equipamento de automação que deve ser usado sempre que for necessário controlar uma carga de alta potência com um sinal de baixa potência. Isso é comum em sistemas onde sensores ou microcontroladores não têm capacidade de acionar motores, lâmpadas ou outros dispositivos diretamente.
Identifique os terminais: normalmente, são três fase (entrada), carga (saída) e neutro;
Conecte a fase no terminal de entrada;
Conecte o neutro ao terminal indicado, geralmente central;
Ligue o fio da carga (exemplo: lâmpada) no terminal de saída.
O sensor do relé detecta a luminosidade ambiente. Quando escurece, o relé fecha o circuito e acende a carga. Durante o dia, ele desliga automaticamente. Esse tipo de relé é muito usado em postes de luz e sistemas automáticos de iluminação externa.
A vida útil de um relé é de 100 mil a 1 milhão de ciclos, porém isso varia conforme o tipo, a carga comutada e a frequência de acionamento. Fatores como sobrecarga, calor excessivo e instalação incorreta podem reduzir essa durabilidade. Por isso, seguir as especificações técnicas do fabricante e realizar manutenções periódicas são medidas que prolongam a vida útil do relé e garantem a segurança do sistema.
Como vimos, os relés são equipamentos essenciais para otimização e proteção dos seus sistemas elétricos, trazendo mais praticidade e versatilidade para o seu dia a dia. Continue navegando pelo site e conheça também nossas opções de botoeiras.